Paisagem monstanhosa simbolizando Proteção Ambiental

PROTEÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Moldando o futuro da BMW.

PROTEÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.Moldando o futuro da BMW.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

PERFORMANCE E RECONHECIMENTO.

Um passo à frente.

O reconhecimento da performance em sustentabilidade demonstra a liderança da corporação: é a única companhia na indústria automotiva que em todos os anos esteve listada no Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Também nesta direção, o grupo está comprometido com o Pacto Global da ONU e à Declaração Internacional sobre produção mais limpa. Em 2017 alcançou pela oitava vez a classificação A em transparência e medidas de combate às mudanças climáticas junto a CDP - Climate Disclosure Project.

    COMPROMETIMENTO.

    Foco e responsabilidade.

    O BMW Group Brasil entende que empresas, governos e outras organizações podem ter contribuições positivas em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. A partir da atuação do grupo e suas partes interessadas, o maior potencial de impacto se observa nos seguintes objetivos:

    Leia mais
    ODS 11

    Cidades e comunidades sustentáveis

    O BMW Group desenvolve constantemente ações para ampliar a sua estratégia corporativa Number One > NEXT em todo o mundo e segue estabelecendo o conceito ‘ACES’, ou seja, a direção autônoma, conectada, eletrificada e compartilhada; e voltada para criar soluções interessantes e experiências inovadoras de mobilidade para seus clientes, promovendo a transformação cada vez mais rápida do BMW Group em uma empresa de tecnologia. A condução autônoma, parte importante do conceito ‘ACES’ vai mudar o futuro da mobilidade individual de uma forma revolucionária, melhorando significativamente a segurança e a conveniência da mobilidade premium individual.

    Leia mais
     ODS 12

    Consumo e produção responsáveis

    O BMW Group concentra-se em aumentar cada vez mais a proporção do uso de energias renováveis e diminuir as emissões de CO₂ por veículo produzido. No Brasil, a energia elétrica consumida nas fábricas de Araquari e Manaus é compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA). Padrões de eficiência são aplicados no consumo de recursos na cadeia de fornecedores e na reciclagem de peças de veículos a partir da atuação de empresas parceiras especializadas.

    Leia mais
    ODS 13

    Ação contra a mudança global do clima

    A eletrificação de veículos é  essencial na estratégia corporativa para diminuir a emissão de gases de efeito estufa. O BMW Group está aumentando a proporção de veículos elétricos na sua gama de modelos, o que contribui para a diminuição da emissão de CO₂ e consequente melhoria da qualidade do ar.

    Leia mais
    BMW i3

    VEÍCULOS ELÉTRICOS.

    Criando o futuro da mobilidade urbana.

    VEÍCULOS ELÉTRICOS.

    Criando o futuro da mobilidade urbana.

    A fase de desenvolvimento de um veículo é crucial para endereçar impactos ambientais e sociais. A escolha de materiais, tecnologias de produção, seleção de fornecedores, sistemas de transmissão e reciclagem são fatores decisivos levados em consideração pelo BMW Group nos projetos de veículos elétricos. Estes são criados de maneira que seus componentes possam ser amplamente reusados ou reciclados durante o ciclo de vida. A intenção do grupo é determinar padrões de referência em eletromobilidade, unindo novas experiências aos usuários e vantagens do transporte sustentável – temas essenciais quando se fala no futuro de espaços urbanos. Demonstrando a liderança neste sentido, o BMW Group Brasil, em parceria com a empresa EDP, implantou em 2018 o maior corredor de carregamento de carros elétricos da América Latina no principal eixo econômico do país, conectando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

    Leia mais
    BMW_Planta

    PLANTAS DE PRODUÇÃO.

    Uso eficiente dos recursos.

    No Brasil, as fábricas em Araquari/SC (carros) e em Manaus/AM (motocicletas) fazem parte da estratégia global do BMW Group: ser o provedor de serviços de mobilidade premium mais sustentável do planeta. Busca-se continuamente reduzir as emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia e água e geração de resíduos por veículo produzido. Ao mesmo tempo, fomenta-se a implementação de padrões sociais e ambientais, bem como transparência e eficiência produtiva. 

    Para atingir estes objetivos, o BMW Group conta com cinco centros de competência ambiental: emissões, água, resíduos, treinamentos e sistema de gestão. Além disso, há um grupo focado em ações para a eficiência energética. Estes círculos são formados por especialistas de diferentes unidades ao redor do mundo que trabalham em estreita colaboração e discutem requisitos legais e soluções de melhores práticas para desenvolver sistemas de referência, nos quais o BMW Group baseia seu planejamento e melhorias de processo.

    Leia mais

    PENSANDO NO TODO.

    Fim do uso não é o fim da história.

    Por meio de uma abordagem holística, a destinação de componentes pós-uso se concentra em alcançar progresso contínuo na logística reversa de materiais que fazem parte dos produtos BMW. A responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e rede de concessionárias assegura que o gerenciamento destes materiais seja realizado em conformidade com requisitos legais a padrões do BMW Group.

    Leia mais

    RESPONSABILIDADE SOCIAL

    Programa Geração BMW

    O BMW Group Brasil, abre curso de formação profissional voltado a jovens em vulnerabilidade social. O programa atende 30 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 18 anos, no Centro Social da Planta Araquari. Cada programa tem duração de oito meses, totalizando uma carga horária de quase 600 horas de conteúdo e visa o desenvolvimento da qualificação profissional de adolescentes do município de Araquari para prepará-los para o mercado de trabalho.

     

    Programa intitulado “Geração BMW”, projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) no município de Araquari (SC), é realizado em parceria entre o BMW Group Brasil e o Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há mais de 40 anos ajuda a inserir adolescentes e jovens no mundo do trabalho.

    A iniciativa, de participação gratuita, é focada no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas no dia a dia da montadora alemã. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito são trabalhados nesta formação. Os alunos também têm acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais. Além disso, há iniciação ao idioma inglês e introdução ao mercado automotivo. Eles também recebem kits escolares, uniforme, material didático, lanche e auxílio-transporte.

     

    Em uma área de 1,3 mil metros quadrados, o Centro Social do BMW Group Brasil conta com salas de aula, auditório, biblioteca, espaço para atividades ao ar livre, entre outras áreas.

     

    Saiba mais.

    Leia mais
    Projeto Sou Futuro BMW
    Projeto Sou Futuro BMW