Our tool for managing your permission to our use of cookies is temporarily offline. Therefore some functionality is missing.
PROTEÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Moldando o futuro da BMW.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.
PERFORMANCE E RECONHECIMENTO.
Um passo à frente.
O reconhecimento da performance em sustentabilidade demonstra a liderança da corporação: é a única companhia na indústria automotiva que em todos os anos esteve listada no Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Também nesta direção, o grupo está comprometido com o Pacto Global da ONU e à Declaração Internacional sobre produção mais limpa. Em 2017 alcançou pela oitava vez a classificação A em transparência e medidas de combate às mudanças climáticas junto a CDP - Climate Disclosure Project.
COMPROMETIMENTO.
Foco e responsabilidade.
O BMW Group Brasil entende que empresas, governos e outras organizações podem ter contribuições positivas em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. A partir da atuação do grupo e suas partes interessadas, o maior potencial de impacto se observa nos seguintes objetivos:
Cidades e comunidades sustentáveis
O BMW Group desenvolve constantemente ações para ampliar a sua estratégia corporativa Number One > NEXT em todo o mundo e segue estabelecendo o conceito ‘ACES’, ou seja, a direção autônoma, conectada, eletrificada e compartilhada; e voltada para criar soluções interessantes e experiências inovadoras de mobilidade para seus clientes, promovendo a transformação cada vez mais rápida do BMW Group em uma empresa de tecnologia. A condução autônoma, parte importante do conceito ‘ACES’ vai mudar o futuro da mobilidade individual de uma forma revolucionária, melhorando significativamente a segurança e a conveniência da mobilidade premium individual.
Consumo e produção responsáveis
O BMW Group concentra-se em aumentar cada vez mais a proporção do uso de energias renováveis e diminuir as emissões de CO₂ por veículo produzido. No Brasil, a energia elétrica consumida nas fábricas de Araquari e Manaus é compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA). Padrões de eficiência são aplicados no consumo de recursos na cadeia de fornecedores e na reciclagem de peças de veículos a partir da atuação de empresas parceiras especializadas.
Ação contra a mudança global do clima
A eletrificação de veículos é essencial na estratégia corporativa para diminuir a emissão de gases de efeito estufa. O BMW Group está aumentando a proporção de veículos elétricos na sua gama de modelos, o que contribui para a diminuição da emissão de CO₂ e consequente melhoria da qualidade do ar.
VEÍCULOS ELÉTRICOS.
Criando o futuro da mobilidade urbana.
VEÍCULOS ELÉTRICOS.
Criando o futuro da mobilidade urbana.
A fase de desenvolvimento de um veículo é crucial para endereçar impactos ambientais e sociais. A escolha de materiais, tecnologias de produção, seleção de fornecedores, sistemas de transmissão e reciclagem são fatores decisivos levados em consideração pelo BMW Group nos projetos de veículos elétricos. Estes são criados de maneira que seus componentes possam ser amplamente reusados ou reciclados durante o ciclo de vida. A intenção do grupo é determinar padrões de referência em eletromobilidade, unindo novas experiências aos usuários e vantagens do transporte sustentável – temas essenciais quando se fala no futuro de espaços urbanos. Demonstrando a liderança neste sentido, o BMW Group Brasil, em parceria com a empresa EDP, implantou em 2018 o maior corredor de carregamento de carros elétricos da América Latina no principal eixo econômico do país, conectando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
PLANTAS DE PRODUÇÃO.
Uso eficiente dos recursos.
No Brasil, as fábricas em Araquari/SC (carros) e em Manaus/AM (motocicletas) fazem parte da estratégia global do BMW Group: ser o provedor de serviços de mobilidade premium mais sustentável do planeta. Busca-se continuamente reduzir as emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia e água e geração de resíduos por veículo produzido. Ao mesmo tempo, fomenta-se a implementação de padrões sociais e ambientais, bem como transparência e eficiência produtiva.
Para atingir estes objetivos, o BMW Group conta com cinco centros de competência ambiental: emissões, água, resíduos, treinamentos e sistema de gestão. Além disso, há um grupo focado em ações para a eficiência energética. Estes círculos são formados por especialistas de diferentes unidades ao redor do mundo que trabalham em estreita colaboração e discutem requisitos legais e soluções de melhores práticas para desenvolver sistemas de referência, nos quais o BMW Group baseia seu planejamento e melhorias de processo.
PENSANDO NO TODO.
Fim do uso não é o fim da história.
Por meio de uma abordagem holística, a destinação de componentes pós-uso se concentra em alcançar progresso contínuo na logística reversa de materiais que fazem parte dos produtos BMW. A responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e rede de concessionárias assegura que o gerenciamento destes materiais seja realizado em conformidade com requisitos legais a padrões do BMW Group.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Programa Geração BMW
O BMW Group Brasil, abre curso de formação profissional voltado a jovens em vulnerabilidade social. O programa atende 30 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 18 anos, no Centro Social da Planta Araquari. Cada programa tem duração de oito meses, totalizando uma carga horária de quase 600 horas de conteúdo e visa o desenvolvimento da qualificação profissional de adolescentes do município de Araquari para prepará-los para o mercado de trabalho.
Programa intitulado “Geração BMW”, projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) no município de Araquari (SC), é realizado em parceria entre o BMW Group Brasil e o Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há mais de 40 anos ajuda a inserir adolescentes e jovens no mundo do trabalho.
A iniciativa, de participação gratuita, é focada no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas no dia a dia da montadora alemã. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito são trabalhados nesta formação. Os alunos também têm acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais. Além disso, há iniciação ao idioma inglês e introdução ao mercado automotivo. Eles também recebem kits escolares, uniforme, material didático, lanche e auxílio-transporte.
Em uma área de 1,3 mil metros quadrados, o Centro Social do BMW Group Brasil conta com salas de aula, auditório, biblioteca, espaço para atividades ao ar livre, entre outras áreas.