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SOCIAL.
O FOCO DA SUSTENTABILIDADE ESTÁ NAS PESSOAS.
No BMW Group, o foco da sustentabilidade é particularmente direcionado para os aspectos sociais com ênfase em normas trabalhistas e direitos humanos. É aqui que nos preocupamos com as consequências de nossas transações econômicas sobre indivíduos e grupos sociais ao longo de toda a nossa cadeia de valor agregado. No entanto, isso também inclui uma visão interna: o BMW Group está ciente de sua responsabilidade como empregador e inclui esse aspecto em seus esforços voltados para a sustentabilidade.
IMPLEMENTAÇÃO DE NORMAS TRABALHISTAS E DIREITOS HUMANOS NO BMW GROUP.
IMPLEMENTAÇÃO MUNDIAL.
Diretrizes reconhecidas internacionalmente para critérios ambientais e sociais são a referência para toda a cadeia de valor agregado do BMW GROUP.
Isso afeta particularmente:
- As Diretrizes para Empresas Multinacionais da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
- Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.
- Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.
- O conteúdo do Estatuto Comercial da ICC para o Desenvolvimento Sustentável.
- A Declaração de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Essas regras foram convertidas em códigos e princípios internos com a participação de nossos representantes dos funcionários e, portanto, orientam nossas ações de acordo.
CADEIAS DE SUPRIMENTO.
A indústria automobilística está intimamente integrada às cadeias de suprimentos globais. O padrão de sustentabilidade do BMW Group para a rede de fornecedores exige que os direitos humanos sejam observados em todos os elos dessas cadeias. Para exercer nossa responsabilidade ecológica e social, seguimos um processo de due diligence em várias etapas nas compras e na rede de fornecedores. Os contratos para concessionárias e importadores do BMW Group também exigem o compromisso de observar a conformidade e os direitos humanos.
O BMW GROUP COMO EMPREGADOR.
Condições dos funcionários.
Os funcionários têm requisitos diferentes na organização de seu trabalho. Por esse motivo, o BMW Group oferece liberdade criativa individual por meio de instrumentos como:
- horários de trabalho flexíveis.
- trabalho móvel.
- dias adicionais de licença em troca de uma redução correspondente na remuneração.
- sabáticos.
- soluções de tempo parcial permanentes e não permanentes.
Em 2021, essas medidas contribuíram para que o BMW Group conseguisse manter sua posição de liderança como o fabricante de automóveis mais popular no ranking dos Empregadores Mais Atraentes do Mundo da instituição educacional Universum. (Empregadores mais atraentes do mundo válido a partir de 2021).
Diversidade.
O Grupo BMW enxerga a diversidade como um ponto forte. Uma força de trabalho diversificada introduz uma variedade de pontos de vista, experiências e habilidades no trabalho diário – reforçando assim a força inovadora e a competitividade. É por isso que utilizamos cursos de formação, palestras e formatos de diálogo para sensibilizar os colaboradores e quadros dirigentes para a contribuição positiva que a diversidade é capaz de dar dentro da empresa. Além disso, o Grupo BMW promove a diversidade e a igualdade de oportunidades no desenvolvimento pessoal. Princípios-chave como proteção contra discriminação, igualdade de tratamento para todos os funcionários e respeito nos negócios diários estão firmemente ancorados em diretrizes, que incluem exemplos como o Código de Conduta do BMW Group ou o Código de Direitos Humanos e Condições de Trabalho do BMW Group.
Comunicação intercultural.
Como uma empresa com uma força de trabalho multinacional e localizada em seis continentes, fazemos parte da sociedade. Por esta razão, nossa responsabilidade ecológica, econômica e social também se estende além do nosso negócio principal – estamos comprometidos com melhores condições de vida e oportunidades educacionais, bem como com a comunicação intercultural. Pessoas de mais de 110 nações trabalham juntas com sucesso dentro do próprio Grupo BMW. Um amplo espectro de ofertas de desenvolvimento pessoal, qualificação e treinamento, bem como formatos de diálogo, visam promover a comunicação intercultural. Além disso, desde 2011, juntamente com a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), temos apresentado regularmente o Prêmio de Inovação Intercultural para projetos que buscam soluções construtivas para tensões e conflitos internacionais.
Comprometimento dos funcionários.
Numerosos funcionários do BMW Group em todo o mundo estão envolvidos em causas sociais e ecológicas. O Grupo BMW promove ativamente a implantação dos mínimos patamares de exigência para a inclusão neste envolvimento social, promovendo medidas tais como a Semana Social, com uma série de palestras e eventos, onde várias tentativas neste sentido são realizadas, ou ainda o Mercado Social, uma plataforma digital na qual os funcionários podem obter e trocar informações a respeito de projetos sociais voltados à caridade. Além disso, muitos funcionários estão envolvidos em redes internas. Entre elas estão incluídas as redes de mulheres em vários locais ou o BMW Group PRIDE, uma iniciativa comprometida internacionalmente com os interesses da comunidade LGBTQ+*. Por dez anos, compromissos particularmente merecedores foram homenageados com o BMW Group Award for Social Commitment (Prêmio de Compromisso Social). Cada prêmio tem um valor de € 10.000 e beneficia diretamente o respectivo projeto de ajuda.