Núcleo BMW de Vendas de Produtos Especiais voltados à Sustentabilidade Social. Duas pessoas com três cachorros no leito do rio.

SOCIAL.

O FOCO DA SUSTENTABILIDADE ESTÁ NAS PESSOAS.

SOCIAL.O FOCO DA SUSTENTABILIDADE ESTÁ NAS PESSOAS.

    No BMW Group, o foco da sustentabilidade é particularmente direcionado para os aspectos sociais com ênfase em normas trabalhistas e direitos humanos. É aqui que nos preocupamos com as consequências de nossas transações econômicas sobre indivíduos e grupos sociais ao longo de toda a nossa cadeia de valor agregado. No entanto, isso também inclui uma visão interna: o BMW Group está ciente de sua responsabilidade como empregador e inclui esse aspecto em seus esforços voltados para a sustentabilidade.

    Leia mais

    IMPLEMENTAÇÃO DE NORMAS TRABALHISTAS E DIREITOS HUMANOS NO BMW GROUP.

    IMPLEMENTAÇÃO MUNDIAL.

    Núcleo BMW de Vendas de Produtos Especiais voltados à Sustentabilidade Social. Normas trabalhistas e direitos humanos. Homem com ferramenta em árvore.

    Diretrizes reconhecidas internacionalmente para critérios ambientais e sociais são a referência para toda a cadeia de valor agregado do BMW GROUP.

    Isso afeta particularmente:

    • As Diretrizes para Empresas Multinacionais da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
    • Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.
    • Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.
    • O conteúdo do Estatuto Comercial da ICC para o Desenvolvimento Sustentável.
    • A Declaração de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

    Essas regras foram convertidas em códigos e princípios internos com a participação de nossos representantes dos funcionários e, portanto, orientam nossas ações de acordo.

    CADEIAS DE SUPRIMENTO.

    Núcleo BMW de Vendas de Produtos Especiais voltados à Sustentabilidade Social, Cadeias de suprimento, Armazém com pacotes.

    A indústria automobilística está intimamente integrada às cadeias de suprimentos globais. O padrão de sustentabilidade do BMW Group para a rede de fornecedores exige que os direitos humanos sejam observados em todos os elos dessas cadeias. Para exercer nossa responsabilidade ecológica e social, seguimos um processo de due diligence em várias etapas nas compras e na rede de fornecedores. Os contratos para concessionárias e importadores do BMW Group também exigem o compromisso de observar a conformidade e os direitos humanos.

    O BMW GROUP COMO EMPREGADOR.

    Núcleo BMW de Vendas de Produtos Especiais voltados à Sustentabilidade Social, mostrando as condições dos funcionários; aqui um funcionário realiza uma solda vestindo uma roupa protetora.

    Condições dos funcionários.


    Os funcionários têm requisitos diferentes na organização de seu trabalho. Por esse motivo, o BMW Group oferece liberdade criativa individual por meio de instrumentos como:

    • horários de trabalho flexíveis.
    • trabalho móvel.
    • dias adicionais de licença em troca de uma redução correspondente na remuneração.
    • sabáticos.
    • soluções de tempo parcial permanentes e não permanentes.

    Em 2021, essas medidas contribuíram para que o BMW Group conseguisse manter sua posição de liderança como o fabricante de automóveis mais popular no ranking dos Empregadores Mais Atraentes do Mundo da instituição educacional Universum. (Empregadores mais atraentes do mundo válido a partir de 2021).

    Leia mais
    Núcleo BMW de Vendas de Produtos Especiais voltados à Sustentabilidade Social. Diversidade, Mulher em close e dois homens com roupas escuras.

    Diversidade.


    O Grupo BMW enxerga a diversidade como um ponto forte. Uma força de trabalho diversificada introduz uma variedade de pontos de vista, experiências e habilidades no trabalho diário – reforçando assim a força inovadora e a competitividade. É por isso que utilizamos cursos de formação, palestras e formatos de diálogo para sensibilizar os colaboradores e quadros dirigentes para a contribuição positiva que a diversidade é capaz de dar dentro da empresa. Além disso, o Grupo BMW promove a diversidade e a igualdade de oportunidades no desenvolvimento pessoal. Princípios-chave como proteção contra discriminação, igualdade de tratamento para todos os funcionários e respeito nos negócios diários estão firmemente ancorados em diretrizes, que incluem exemplos como o Código de Conduta do BMW Group ou o Código de Direitos Humanos e Condições de Trabalho do BMW Group.

    Leia mais
    Núcleo BMW de Vendas de Produtos Especiais voltados à Sustentabilidade Social. Comunicação intercultural do homem de pele escura com roupas azuis em um grupo de pessoas.

    Comunicação intercultural.


    Como uma empresa com uma força de trabalho multinacional e localizada em seis continentes, fazemos parte da sociedade. Por esta razão, nossa responsabilidade ecológica, econômica e social também se estende além do nosso negócio principal – estamos comprometidos com melhores condições de vida e oportunidades educacionais, bem como com a comunicação intercultural. Pessoas de mais de 110 nações trabalham juntas com sucesso dentro do próprio Grupo BMW. Um amplo espectro de ofertas de desenvolvimento pessoal, qualificação e treinamento, bem como formatos de diálogo, visam promover a comunicação intercultural. Além disso, desde 2011, juntamente com a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), temos apresentado regularmente o Prêmio de Inovação Intercultural para projetos que buscam soluções construtivas para tensões e conflitos internacionais.

    Leia mais
    Núcleo BMW de Vendas de Produtos Especiais voltados à Sustentabilidade Social, envolvimento dos funcionários, Homem parado em estrutura de construção de madeira.

    Comprometimento dos funcionários.


    Numerosos funcionários do BMW Group em todo o mundo estão envolvidos em causas sociais e ecológicas. O Grupo BMW promove ativamente a implantação dos mínimos patamares de exigência para a inclusão neste envolvimento social, promovendo medidas tais como a Semana Social, com uma série de palestras e eventos, onde várias tentativas neste sentido são realizadas, ou ainda o Mercado Social, uma plataforma digital na qual os funcionários podem obter e trocar informações a respeito de projetos sociais voltados à caridade. Além disso, muitos funcionários estão envolvidos em redes internas. Entre elas estão incluídas as redes de mulheres em vários locais ou o BMW Group PRIDE, uma iniciativa comprometida internacionalmente com os interesses da comunidade LGBTQ+*. Por dez anos, compromissos particularmente merecedores foram homenageados com o BMW Group Award for Social Commitment (Prêmio de Compromisso Social). Cada prêmio tem um valor de € 10.000 e beneficia diretamente o respectivo projeto de ajuda.

    Leia mais