Our tool for managing your permission to our use of cookies is temporarily offline. Therefore some functionality is missing.
O FUTURO É ELÉTRICO, DIGITAL E CIRCULAR.
A sustentabilidade é um dos objetivos centrais do BMW Group e está firmemente ancorada na estratégia corporativa. Ao mesmo tempo, pode relembrar uma longa tradição quando se trata da questão de como podem ser alcançados mais avanços na gestão sustentável. O objetivo declarado é uma abordagem abrangente com três pilares que se estendem ao longo de toda a cadeia de valor agregado: ecológico, social e econômico, bem como o foco na economia circular. Dentro deste esquema, o desenvolvimento de veículos eléctricos é um fator crucial – mas não o único: para o BMW Group, a sustentabilidade estende-se desde a cadeia de suprimentos, passando pelo desenvolvimento e produção, e mais além, até ao final da fase de utilização de todos os veículos.
NOSSAS OBRIGAÇÕES.
- 01 O BMW Group se comprometeu a manter-se em conformidade com o Acordo de Paris no que diz respeito ao Clima, bem como com o seu objetivo de redução de 1,5 grau de temperatura, constante deste Acordo.
- 02 O BMW Group teve todas as suas metas para a redução dos níveis de CO2 cientificamente validadas (Science Based Target Initiative, SBTi, Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência) e, além disto, foi ainda designada como sendo a única montadora de carros (em fevereiro de 2023) capaz de cumprir em separado as metas para a redução dos níveis de CO2 na cadeia de produção.
- 03 E, mais ainda, o BMW Group se comprometeu a cumprir as metas de neutralidade climática (Níveis SBTi com balanço líquido zero).
OBJETIVOS CLAROS.
2025.
A nova classe estabelecerá novos padrões de sustentabilidade.
Início da produção BMW iFactory Debrecen, Hungria:
- Nenhuma fonte de energia fóssil para as operações da planta.
- Extensão contínua da economia circular de materiais e energias.
- Modelos totalmente elétricos.
2030.
Uma economia de 40% de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida de um veículo significa:
- 20% na cadeia de suprimento.
- 80% em produção.
- 50% na fase de utilização.
- Em 2030, os veículos BMW e MINI totalmente elétricos deverão representar, pelo menos, 50% de todas as entregas.
Longo prazo.
O objetivo claro do BMW Group é tornar-se neutro para o clima, de acordo com o SBTi. Para garantir isso, a empresa definiu metas e marcos específicos para o ano de 2030.
A SUSTENTABILIDADE É UMA PARTE PERMANENTE DA ESTRATÉGIA DO BMW GROUP.
NOSSA ABORDAGEM ABRANGENTE DE TRÊS PILARES.
Ecológico.
O BMW Group sente-se obrigado a atingir as metas do Acordo Climático de Paris e reduzir as emissões de CO2 em toda a cadeia de valor agregado, observando todas as diretrizes ecológicas. Os componentes essenciais são a proteção ambiental, a gestão eficiente com os recursos disponíveis e o maior desenvolvimento da economia circular como um elemento central crucial.
Social.
O BMW Group se vê como uma empresa e um empregador com responsabilidade social para com seus próprios funcionários e a sociedade. É por isso que atribui grande valor às oportunidades de saúde, diversidade e desenvolvimento para a sua força de trabalho. Como ator global, o Grupo BMW está igualmente consciente da sua responsabilidade com a sociedade.
Econômica.
O BMW Group está consciente da sua importância econômica e organiza a sua governança corporativa de acordo com princípios responsáveis direcionados para aumentar o valor do negócio numa base sustentável. O cumprimento das diretrizes é de importância fundamental, que consideramos como a pedra fundamental para o sucesso a longo prazo e que estão firmemente consagradas na nossa cultura corporativa. Através desta abordagem, pretendemos evitar danos financeiros e perda de confiança em nós desde o início. Consequentemente, a forma como lidamos com possíveis riscos nunca perde de vista o futuro e as consequências para a nossa empresa.
RELATÓRIO DO BMW GROUP.
RELATÓRIO INTEGRADO SOBRE O STATUS QUO ATUAL.
O BMW Group considera que a sua responsabilidade reside na sustentabilidade, mensurabilidade e transparência dos seus relatórios.
- Desde 2020, combinamos o nosso relatório anual com o nosso relatório de sustentabilidade para produzir um único relatório integrado.
- Em 2022, o BMW Group recebeu o prêmio Building Public Trust pelo melhor relatório de sustentabilidade entre as empresas DAX 40.
- Este relatório combinado oferece uma visão precisa dos nossos objetivos no domínio da sustentabilidade e, também, mostra as metas anuais alcançadas.
CLASSIFICAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DA BMW.
O BMW GROUP EM ORGANIZAÇÕES COMO A ECOVADIS.
O BMW Group vê as classificações externas como uma forma muito importante de fornecer avaliações objetivas aos parceiros e clientes. Por uma questão de princípios, pedimos sempre que os pedidos de declarações externas sejam dirigidos aos comunicados de imprensa do BMW Group e aos Gestores de Contas Principais do BMW Group, a fim de obter uma imagem conclusiva sobre tópicos ou questões específicas.
Serviços.
O BMW Group dispõe de um amplo espectro de instrumentos e serviços para apoiar os clientes B2B no alcance dos seus objetivos de sustentabilidade, para que possam organizar os seus veículos de uma forma ainda mais eficiente e sustentável. A Ferramenta denominada Fleet Data, ou Dados da Frota, proporciona um dos exemplos disto. Esta ferramenta oferece um grande número de serviços e fornece diversos dados de veículos para proprietários de uma frota de veículos BMW ou MINI. Os dados da frota são oferecidos em cinco módulos e abrangem mais de dez casos de aplicação relevantes para gestão de frota. Eles vão desde a gestão de quilometragem e contratos até o status do veículo e o fornecimento de posições GPS. Serviço, manutenção e consumo estão incluídos adicionalmente. A partir de 2023, três novas gamas de serviços sobre sustentabilidade serão adicionalmente incluídas na oferta. Os dados podem ser acessados diretamente pelo site ou de forma flexível por meio de uma interface (API).
MARCOS NO CAMPO DA SUSTENTABILIDADE.
A SUSTENTABILIDADE TEM UMA LONGA TRADIÇÃO NO BMW GROUP.
- Década de 1970.
- 2000.
- Década de 2010.
- Década de 2020.
1972.
O BMW 1602 Elektro é apresentado ao público como o primeiro veículo BMW com tração elétrica nos Jogos Olímpicos de Munique.
1973.
O BMW Group é o primeiro fabricante de automóveis do mundo a nomear o seu próprio responsável ambiental.
2000.
A sustentabilidade torna-se um princípio orientador fundamental na estratégia corporativa do BMW Group.
Desde 2001.
Participação do BMW Group no Pacto Global da ONU. O primeiro Relatório de Sustentabilidade da BMW é publicado.
2007.
Os desenvolvimentos tecnológicos do BMW EfficientDynamics na redução de combustível apontam o caminho para o futuro.
2009.
A sustentabilidade torna-se uma meta corporativa permanente para o BMW Group.
2011.
A sustentabilidade é parte integrante do processo de aquisição e um critério de compra essencial.
2012.
Definição de dez metas de sustentabilidade a serem alcançadas até o ano de 2022.
2013.
O BMW i3 é apresentado ao público como pioneiro em eletromobilidade.
Desde 2014.
Avaliação do BMW Group através da plataforma EcoVadis.
2020.
Especificação de metas ambiciosas de redução de CO2 em toda a cadeia de valor agregado.
Desde 2020.
A sustentabilidade está no centro da orientação estratégica do BMW Group.
2021.
O BMW i Vision Circular como pioneiro da economia circular. O primeiro relatório integrado relativo ao ano de 2020 é publicado.
PERGUNTAS FREQUENTES.
Como a sustentabilidade é consagrada no BMW Group?
As metas específicas do BMW Group são direcionadas para a redução das emissões de CO2, aumentando a eficiência dos recursos e melhorando ainda mais os padrões sociais e ambientais. Por esta razão, já em julho de 2020 foram definidas metas que deverão ser implementadas até 2030. O espectro abrange desde temas como a redução de CO2 e a eletromobilidade, passando pela economia circular, normas ambientais e sociais, até à responsabilidade social.
Nossas ações são direcionadas para cumprir a aspiração de sermos o fabricante premium mais bem-sucedido e sustentável para mobilidade individual. Para atingir este objetivo, dispomos de um maior número e, cada vez mais, abrangentes soluções de sustentabilidade. Ao mesmo tempo, pretendemos cumprir a nossa responsabilidade de manter padrões sociais e éticos.Como o BMW Group difere de seus concorrentes no tema sustentabilidade?
O BMW Group leva muito a sério a sua abordagem abrangente ao tema da sustentabilidade. É por isso que todas as três dimensões da sustentabilidade (ambiente, questões sociais, governança corporativa responsável) são um fator essencial na tomada de decisões para todos os projetos. Por esta razão, incorporamos medidas que visam a sustentabilidade em toda a empresa, nomeadas desde a concepção, passando pelo desenvolvimento e produção, até às vendas. Além disso, utilizamos medidas específicas para motivar as nossas divisões comerciais a tornarem-se mais sustentáveis em diferentes campos de atividade.
O BMW Group é membro da EcoVadis? Como ele se classifica na comparação internacional de todo o setor?
O BMW Group é membro da EcoVadis e está entre os 2% melhores no ranking do setor: a pontuação EcoVadis (em 11/2022) é 75/100, em comparação com uma média do setor de 45/100.