Our tool for managing your permission to our use of cookies is temporarily offline. Therefore some functionality is missing.
MEIO AMBIENTE.
SUSTENTABILIDADE ABRANGENTE EM TODA A CADEIA DE VALOR AGREGADO.
Sob o aspecto do meio ambiente, o BMW Group está mudando o foco para a sustentabilidade ecológica, redução de CO2 e conservação de recursos ao longo de toda a cadeia de valor agregado. Desde a cadeia de suprimentos, gerenciamento de fornecedores, manuseio de matérias-primas, passando pelo desenvolvimento e produção até a fase de uso de todos os produtos e além: ao adotar essa abordagem abrangente, o Grupo BMW está operando em harmonia com a meta climática de Paris, limitando o aquecimento global de 1,5°C.
REDUÇÃO DE CO2.
O BMW Group tem como objetivo reduzir substancial e mensuravelmente sua pegada ecológica ao longo de toda a cadeia de valor agregado – antes, durante e após a fase de utilização dos veículos.
- O BMW Group está acelerando à sustentabilidade. A partir de 2024, as marcas BMW e MINI apresentarão rodas de alumínio fundido produzidas com 100% de eletricidade verde. Esta chave é utilizada no processo de eletrólise de energia intensiva durante a produção do alumínio, e também na moldagem das rodas. Acordos correspondentes com todos os fornecedores de rodas do Grupo BMW estão em vigor.
- Atualmente, cerca de 5% das emissões de CO2 podem ser atribuídas às rodas. Mudar para um método de produção mais sustentável com eletricidade verde reduz essas emissões em mais da metade. O BMW Group usa cerca de 10 milhões de rodas de liga leve por ano, 95% das quais são rodas de alumínio fundido.
- A partir de 2023, o MINI se tornará pioneiro neste campo. As rodas de alumínio fundido da nova geração do MINI Countryman já serão fabricadas com 70% de alumínio secundário. Combinando 100% de eletricidade verde na produção e 70% de recursos secundários, as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 80% em comparação com os métodos de produção padrão. A partir de 2024, os modelos BMW que saem de fábrica também terão aros de alumínio produzidos com 100% de energia renovável e 70% de alumínio secundário.
- Além disso, painéis de plástico com aproximadamente 30% derivados de redes e cordas de pesca recicladas serão utilizados nos modelos da New Class a partir de 2025. Isso também evitará o descarte desses materiais residuais da indústria marítima como lixo no mar.
- Métodos de produção inovadores para proteção contra corrosão e tintas foscas não requerem recursos fósseis e ajudam a reduzir as emissões de CO2 dos modelos BMW produzidos nas fábricas da Europa e da África do Sul em 40%.
- O BMW Group é o primeiro fabricante de veículos em todo o mundo a usar tintas foscas feitas de biomassa ao invés de óleo mineral. Além disso, as fábricas do Grupo BMW em Leipzig (Alemanha) e Rosslyn (África do Sul) trabalham com verniz anticorrosivo produzido de forma sustentável, procedimento certificado pela Agência Alemã de Inspeção Técnica TÜV.
- Graças aos processos de produção inovadores da BASF, produtos primários à base de óleo mineral, como a nafta, podem ser substituídos por recursos renováveis feitos de resíduos orgânicos já na primeira fase da produção de tintas. Isso não apenas reduz o uso de recursos fósseis, mas também reduz as emissões de CO2 relacionadas ao transporte e processamento posterior de nafta.
SISTEMA DE CONTROLE.
Ao adotar uma abordagem abrangente, o BMW Group consegue uma melhoria substancial ao longo de todo o ciclo de vida de uma geração de veículos para a seguinte. Com a New Class, em particular, o BMW Group reduzirá as emissões de CO2 mais rapidamente e focará ainda mais no desenvolvimento em uma economia circular. Como resultado da abordagem orientada para o valor do sistema de controle dentro do Grupo, garantimos que as especificações sejam implementadas de forma consistente em toda a empresa. Desta forma, temos em conta os objetivos de redução das emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida dos veículos, bem como os requisitos específicos do mercado para a frota de veículos. Utilizamos um sistema de gestão ambiental certificado para monitorar a implementação das metas definidas e avaliar os avanços no processo de desenvolvimento.
SUSTENTABILIDADE EM TODA A CADEIA DE VALOR AGREGADO.
ANTES DA FASE DE UTILIZAÇÃO.
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DE FORNECEDORES.
Hoje.
Para o BMW Group, a sustentabilidade começa dentro da rede de fornecedores. É por isso que reestruturamos nossas cadeias de suprimentos – de forma transparente e de acordo com altos padrões:
- desenvolvimento contínuo de fornecedores junto com o gerenciamento consistente de fornecedores e subfornecedores.
- regulamentos e medidas claras para a proteção dos direitos humanos, que incluem a garantia de uma proibição total do trabalho infantil, que também se aplica aos nossos fornecedores.
- uma gestão de risco confiável é indispensável, especialmente para materiais críticos. Eles incluem exigências muito rígidas de nossos fornecedores. Isso também inclui projetos especiais na cadeia de suprimentos para recursos críticos.
- desenvolvimento contínuo de fornecedores junto com o gerenciamento consistente de fornecedores e subfornecedores.
2030.
Nosso foco é alcançar uma redução de 40% de CO2 por veículo em toda a cadeia de valor agregado até 2030. A cadeia de suprimentos é responsável por 20% dessa redução de CO2.
PRODUÇÃO.
Hoje.
Não utilizamos terras raras no acionamento elétrico dos nossos motores elétricos de 5ª geração. Usamos 100% de eletricidade verde na fabricação de baterias para nossos veículos eletrificados – assim como nossos fornecedores de células de bateria. Além disso, nossas baterias podem ser recicladas a um nível superior a 90%. Como referência em matéria de sustentabilidade, especificamos padrões de produção adicionais:
- em colaboração com os nossos fornecedores, pretendemos converter passo a passo a nossa produção de aço para que fique praticamente livre de CO2.
Em colaboração com nossos fornecedores, pretendemos converter nossa produção de aço passo a passo para que seja praticamente livre de CO2. Nos próximos anos, os acordos com a Salzgitter AG e a H2 Green Steel cobrirão mais de 40% da demanda de aço nas fábricas europeias do BMW Group. - desde 2020 obtemos toda a nossa eletricidade comprada externamente a partir de fontes de energia renováveis.
- desde 2021, todas as nossas localizações são completamente neutras em CO2 devido a medidas de compensação.
- nossas tintas usam um processo de produção à base de água. Além disso, o BMW Group usa tintas foscas derivadas 100% de resíduos orgânicos em suas fábricas na Europa e na África do Sul.
- a partir de 2025 (New Class):
na vanguarda da produção da New Class está um processo com redução de CO2 através do uso de eletricidade verde e materiais secundários. As células da bateria são produzidas com cobalto, lítio e níquel, que contém uma proporção de materiais secundários. Além disso, os fabricantes comprometem-se a produzir apenas com eletricidade proveniente de energias renováveis. Desta forma, o BMW Group é capaz de reduzir a pegada de CO2 na produção de células de bateria em até 60% em comparação com a geração atual de células de bateria. - as matérias-primas cobalto e lítio utilizadas na nova geração de células de bateria são provenientes de minas certificadas. Isso nos dá transparência nos métodos de extração e garante que a mineração seja conduzida com responsabilidade.
- em colaboração com os nossos fornecedores, pretendemos converter passo a passo a nossa produção de aço para que fique praticamente livre de CO2.
2030.
Nosso foco principal é alcançar uma redução de 40% no CO2 por veículo ao longo de todo o processo de valor até 2030. A meta de redução de CO2 para a produção própria do BMW Group até 2030 é de 80%. Ao fazer isso, levamos em consideração aspectos regionais ao analisar medidas.
- estamos continuamente otimizando nossa eficiência energética.
- estamos avançando com o uso de fontes de energia renováveis em nossas localidades.
DURANTE A FASE DE UTILIZAÇÃO.
REDUÇÃO DE EMISSÕES.
Hoje.
Como forma de melhorar continuamente a sustentabilidade, a BMW reduziu as emissões reais dos veículos em operação, o que resultou em menos da metade das emissões de CO2 desde 1995. Conseguimos isso com a ajuda de motores de combustão altamente eficientes com baixos valores de emissão devido às medidas EfficientDynamics. Além disso, extendemos a nossa gama de eletromobilidade: a isto junta-se a promoção de uma condução eficiente e a expansão das infraestruturas de carregamento, por exemplo com várias centenas de milhares de pontos de carregamento dos nossos parceiros (DCS GmbH, Ionity, etc.).
2030.
Até 2030, o Grupo BMW pretende reduzir as emissões de CO2 por veículo durante a utilização em até 50% em comparação com 2019.
- Pelo menos metade dos veículos vendidos destinam-se a ser totalmente elétricos.
LONGA VIDA ÚTIL, DEVIDA AOS SERVIÇOS BASEADOS NAS CONDIÇÕES ENCONTRADAS NAS PEÇAS.
Hoje.
Também na área de pós-venda, o BMW Group está oferecendo novas soluções de sustentabilidade, como na área de Condition-Based Services (CBS) (Serviço Baseado nas Condições). O BMW Group foi a primeira empresa a utilizar a terceirização de componentes oferecendo um Serviço Baseado nas Condições encontradas nas peças, o que permite a inspeção precisa de determinados componentes sujeitos ao desgaste. O veículo reconhece quando um serviço é necessário e como as peças individuais podem ser usadas da melhor forma até o limite de desgaste. Isto traz benefícios para os clientes em termos de preço oferecido, bem como para o meio ambiente.
AUMENTO NA PROPORÇÃO DE CONDUÇÃO ELÉTRICA DE PHEVS (VEÍCULO ELÉTRICO PLUG-IN HÍBRIDO).
Hoje.
Usando o Tool Fleet Data, os gerentes de frota têm a oportunidade de empregar novas funções de sustentabilidade a partir de 2023:
- Avaliação e transparência dos valores de CO2 da frota.
- Avaliação das proporções de condução elétrica e com emissões reduzidas de carros plug-in híbridos.
- Análise de potencial e recomendação para eletrificação da frota.
Teremos o maior prazer em aconselhá-lo sobre este assunto: tendermanagement@bmwgroup.com
APÓS A FASE DE UTILIZAÇÃO.
OPÇÕES DE RECICLAGEM NO FINAL DO CICLO DE VIDA.
Hoje.
Em 2023, a proporção média de matérias-primas secundárias (materiais reciclados e materiais como sucata de produção, etc.) em um BMW já é de aproximadamente 30%.
- Usamos um procedimento inovador para recuperar mais de 90% de materiais de baterias de alta tensão.
- Em 2021, o Grupo BMW apresentou sua visão de economia circular em um veículo real, o BMW i Vision Circular. Este veículo visionário mostra a ambição do Grupo BMW, feito 100% de materiais reciclados, sendo também 100% adequado para reciclagem. A médio prazo, o Grupo BMW tem como meta utilizar uma proporção de 50% de matérias-primas secundárias nos veículos da sua frota, sempre que veículos adequados estejam disponíveis no mercado.
PORTFÓLIO DE PRODUTO.
ELETROMOBILIDADE.
A eletromobilidade é um pilar central da estratégia de sustentabilidade que o BMW Group deverá expandir continuamente durante os próximos anos.
- 2022: duplicação das vendas de veículos eletrificados face a 2021.
- 2023: 25 modelos de veículos eletrificados no mercado, sendo 13 100% elétricos.
- Até 2025: veículos eletrificados representarão mais de 30% de todas as entregas.
- Até 2030: mais de 50% das entregas mundiais serão 100% elétricas.
Sistemas de armazenamento de energia potentes e sustentáveis e o desenvolvimento de novas células de bateria inovadoras são elementos-chave para as futuras gerações de veículos 100% elétricos. O BMW Group está trabalhando para aumentar significativamente a densidade energética das células e, ao mesmo tempo, reduzir os custos dos materiais utilizados e da produção. A reciclabilidade da bateria é um aspecto importante que fornece informações para o desenvolvimento das futuras gerações de células de bateria. Além disso, o BMW Group já está realizando pesquisas intensivas em tecnologia de baterias de estado sólido, que já parece muito promissora.
NEW CLASS 2025.
A New Class é a linha de produtos do BMW Group dedicada exclusivamente à propulsão 100% elétrica. Está sendo desenvolvido na nossa New Cluster Architecture (NCAR) com os seus três elementos centrais orientados para o futuro: “elétrico”, “digital” e “circular”.
A New Class marca a entrada do conceito de sustentabilidade do BMW Group na terceira fase. Nesta fase estamos acelerando o ritmo de redução de CO2 e nos concentrando firmemente na economia circular. É caracterizado por três aspectos principais: uma arquitetura de TI e software completamente redefinida, um acionamento elétrico e geração de baterias recentemente desenvolvidos e um novo nível de sustentabilidade que se estende por todo o ciclo de vida.
- Veículos elétricos em primeiro lugar. Projetado e otimizado sem concessões para transmissões elétricas – nós o chamamos de somente BEV. O objetivo é igualar o alcance e a margem de contribuição dos motores de combustão de última geração.
- O que costuma ser secundário, na BMW vem em primeiro lugar. A proporção de materiais secundários aumentará drasticamente. Concentre-se em reduzir significativamente o consumo de recursos.
- O digital em primeiro lugar. Experiência de usuário completamente nova. Recursos ainda mais configuráveis e reserváveis individualmente.
- Produção sem fontes de energia fóssil na nova BMW iFactory, Hungria.
O CARREGAMENTO E SUA INFRAESTRUTURA.
Através da BMW e do MINI Charging, o BMW Group oferece soluções de carregamento abrangentes que permitem que o veículo eletrificado seja usado convenientemente em diferentes situações. O portfólio contém produtos e serviços de cobrança para uso em trânsito, em casa ou no local de trabalho.
No caso da cobrança pública na Europa, o BMW Group em conjunto com os seus parceiros garantem que a energia utilizada seja 100% verde. O cartão de carregamento BMW/MINI oferece acesso fácil às redes de carregamento na Europa.
EXIGÊNCIAS MÁXIMAS SOBRE NÓS E NOSSOS FORNECEDORES EM TODO O MUNDO.
NORMAS TRABALHISTAS E DIREITOS HUMANOS.
As diretrizes reconhecidas internacionalmente para critérios ambientais e sociais são uma referência para o BMW Group em toda a cadeia de valor agregado. Isto afeta particularmente:
- Diretrizes para Empresas Multinacionais da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
- Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.
- Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.
- Conteúdo da Carta Empresarial da ICC para o Desenvolvimento Sustentável.
- Declaração de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
PADRÕES AMBIENTAIS E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MATÉRIAS-PRIMAS.
Fornecemos componentes, materiais e outros serviços de mais de 32.000 locais de produção e distribuição. A responsabilidade pelas obrigações de due diligence social e ecológica associadas cabe aos nossos fornecedores como parte dos nossos padrões de sustentabilidade contratualmente vinculativos. Ao mesmo tempo, trabalhamos em soluções que permitam a redução ou substituição de matérias-primas nos nossos veículos. Analisamos continuamente as matérias-primas no que diz respeito a infrações às normas ambientais e sociais.
DUE DILIGENCE.
NOSSA IMPLEMENTAÇÃO DE DUE DILIGENCE CORPORATIVA NA REDE DE FORNECEDORES.
Fornecimento sustentável de matérias-primas.
Obrigações de due diligence na cadeia de fornecimento. Há oito anos, o BMW Group tem prestado o devido respeito à due diligence corporativa dentro da rede de fornecedores. Em 2008, definimos medidas preventivas abrangentes, tais como obrigações contratuais de adesão a padrões ambientais e sociais e, pela primeira vez, estabelecemos estas medidas como especificações ao contratar fornecedores para o BMW i3. Em 2014, estas normas foram estendidas com a adição de um processo de due diligence em várias fases, que abrange a aquisição de material de produção para todos os modelos de veículos, bem como bens e serviços não relacionados com a produção. Exemplos de conteúdos incluem a obrigação contratual de normas ambientais e sociais extendidas, direitos humanos, bem como sistemas de gestão para segurança no trabalho e proteção ambiental. Todos os fornecedores com relacionamento comercial direto com o BMW Group deverão repassar essas exigências aos seus respectivos subfornecedores na forma de contrato.
Acreditamos no respeito pelos direitos humanos reconhecidos internacionalmente e somos guiados, entre outros, pelos seguintes princípios e regulamentos.
- Acreditamos no respeito pelos direitos humanos reconhecidos internacionalmente e somos guiados, entre outros, pelos seguintes princípios e regulamentos:
- Princípios do Pacto Global da ONU.
- Princípios da Organização Internacional do Trabalho.
- Orientações da OCDE sobre due diligence para conduta empresarial responsável.
- o Plano de Ação Nacional do Governo Federal Alemão e a Lei sobre Obrigações de Due Diligence Corporativa nas Cadeias de Fornecimento da República Federal da Alemanha daí derivadas.
Fornecimento sustentável de matérias-primas.
Compramos todas as matérias-primas críticas, como lítio e cobalto – matérias-primas essenciais para a produção de células de bateria – para a atual quinta geração, diretamente de fornecedores de matérias-primas e as disponibilizamos aos produtores da nossa atual geração de células de bateria. Isto nos permite alcançar a rastreabilidade (balanço de massa) da origem, bem como a transparência em termos dos métodos de extração.
- Alinhamento da due diligence corporativa com o Guia de Due Diligence da OCDE para Cadeias de Fornecimento Responsáveis de Minerais de Áreas Afetadas por Conflitos e de Alto Risco.
- Padrões de sustentabilidade através da segurança do abastecimento, estabilidade de preços e condições de trabalho seguras.
- Fundação da iniciativa setorial “Cobalt for Development” (Cobalto para Desenvolvimento).
Análise e prevenção de riscos.
O pré-requisito básico para a adjudicação de qualquer contrato é o cumprimento dos nossos requisitos de sustentabilidade especificados. Por esta razão, o Grupo BMW avalia constantemente os riscos e consequências da sustentabilidade dentro da sua rede de fornecedores, a fim de cumprir as suas obrigações de due diligence, uma vez que afetam aspectos ecológicos e direitos humanos.
O Programa de Due Diligence do BMW Group abrange:
- Análise contínua de risco pelo filtro de risco específico do BMW Group, que é complementado por mapas de risco padronizados da Responsible Business Alliance (RBA).
- Metodologia de avaliação dinâmica para obter uma análise de risco de alto nível, específica para cada país e local de fornecedor avaliado.
- Utilização de diversas fontes de dados, como o índice da UNICEF para o trabalho infantil.
- Combinação desta avaliação de risco com a consideração de grupos específicos de matérias-primas.
- Exigimos que os fornecedores com mais de 100 funcionários forneçam sistemas de gestão ambiental auditados externamente e certificados.