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CONSUMO E EMISSÕES.
BMW EfficientDynamics: Detalhes sobre os procedimentos de medição para consumo de combustível e emissões de CO2, assim como informações sobre a tecnologia dos motores diesel.
O consumo de combustível e as emissões de CO2 de veículos novos são determinados por meio de um procedimento padronizado. Em setembro de 2018, o Novo Ciclo Europeu de Condução (NEDC - New European Driving Cycle) anteriormente aplicável foi substituído por um ciclo de condução mais realista designado WLTP (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste para Veículos Ligeiros - Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure). A contribuir para isso está o teste RDE (Emissões Reais de Condução - Real Driving Emissions) que mede os poluentes emitidos diretamente na estrada. Com os novos procedimentos de teste, os consumidores poderão calcular melhor o consumo de combustível e as emissões dos seus veículos no futuro. Nesta página, você também pode obter informações úteis sobre a sustentabilidade e eficiência dos motores a diesel.
O consumo de combustível e as emissões de CO2 de veículos novos são determinados por meio de um procedimento padronizado. Em setembro de 2018, o Novo Ciclo Europeu de Condução (NEDC - New European Driving Cycle) anteriormente aplicável foi substituído por um ciclo de condução mais realista designado WLTP (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste para Veículos Ligeiros - Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure). A contribuir para isso está o teste RDE (Emissões Reais de Condução - Real Driving Emissions) que mede os poluentes emitidos diretamente na estrada. Com os novos procedimentos de teste, os consumidores poderão calcular melhor o consumo de combustível e as emissões dos seus veículos no futuro. Nesta página, você também pode obter informações úteis sobre a sustentabilidade e eficiência dos motores a diesel.
5 FATOS SOBRE O PROCEDIMENTO DE TESTE WLTP.
- 01 A nova medição estatutária WLTP de consumo possui uma base mais prática.
- 02 Os testes são realizados por um longo período de tempo, nas velocidades mais altas e com uma progressão mais dinâmica.
- 03 Os valores padrão do novo procedimento de medição estão mais próximos dos valores reais de consumo.
- 04 Os detalhes proporcionam um grau maior de transparência, em termos dos custos previstos de combustível.
- 05 A técnica WLTP de medição se encontra em implementação gradual desde 1º de setembro de 2017.
TÉCNICA DE MEDIÇÃO WLTP.
Procedimento de teste preciso para obter valores de consumo de combustível e das emissões de CO2 mais realistas.
A técnica de medição WLTP é baseada em dados de direção reais compilados globalmente, o que resultará em valores determinados também sendo mais realistas. Entre as mudanças que isso envolve estão redefinidas, condições de teste significativamente mais rigorosas e velocidades mais altas, juntamente com uma duração de teste substancialmente mais longa (30 em vez de 20 minutos).
Para determinar as emissões de CO2 com mais precisão, tanto as opções de equipamentos padrão quanto as opções especiais para um veículo estão incluídas no procedimento de teste. Isto irá produzir dois valores para cada tipo de veículo: o valor-padrão de consumo de combustível mais baixo e o valor mais elevado possível, de acordo com a aerodinâmica, o peso e a resistência ao rolamento. Graças ao WLTP, poderá avaliar melhor o consumo e as emissões de CO2 de um veículo. No caso de uma configuração específica do veículo, o valor-padrão individual será indicado diretamente. No caso de uma configuração específica do veículo, o valor-padrão individual será indicado diretamente. Mesmo com este procedimento de teste, poderão surgir desvios em relação ao funcionamento real. Independentemente disto, no dia a dia, o consumo e as emissões de CO2 continuam a estar sujeitos às diferentes condições do piso, às condições atmosféricas e ao estilo de condução individual. A situação de trânsito, a carga atual e a utilização de dispositivos, como o sistema de ar condicionado, influenciam também o consumo de um veículo. Uma coisa é certa: as condições de teste são mais realistas do que antes, o que significa que no papel podem ser esperados maiores consumos de combustível e valores de CO2, bem como gamas menores para veículos elétricos. No entanto, isso não terá qualquer efeito adverso no consumo de combustível nem na autonomia reais. Além disso, o BMW Group está sempre trabalhando em novas tecnologias para melhorar o consumo e o alcance.
Todos os veículos do BMW Group que podem ser encomendados nos países UE28 + são aprovados de acordo com o método WLTP.
Na Alemanha, entretanto, o legislador especifica que os valores medidos com WLTP serão inicialmente comunicados com um cálculo referindo-os de volta aos valores NEDC. A Comissão da UE desenvolveu uma técnica de correlação para este fim, que será vinculativa em igual medida para todos os fabricantes de veículos. Esta fase tem como objetivo simplificar a transição. Sua duração vai depender da respectiva legislação nacional e, portanto, variar de país para país.
A partir de setembro de 2018, todos os fabricantes de automóveis foram legalmente obrigados a testar de acordo com o WLTP para todos os veículos vendidos na UE e na Suíça, Turquia, Noruega, Liechtenstein e Israel (UE28 +).
A partir de janeiro de 2021, todos os países que adotarem a legislação da UE para o registro de veículos deverão emitir e comunicar os valores WLTP para todos os veículos.
O WLTP EXPLICADO EM VÍDEO.
Vídeos informam sobre os fatos mais importantes do procedimento de medição WLTP.
WLTP COMPARADO COM O NEDC.
Conheça as diferenças entre o procedimento anterior e o novo procedimento de teste.
Procedimento de teste | NEDC | WLTP | |
---|---|---|---|
Duração do teste | 20 min. | 30 min. | |
Distância do teste | 11 km | 23,2 km | |
Tempo parado | 25% | 13% | |
Fases do teste | Urbano, extraurbano, (combinado) | Baixo, médio, elevado, extraelevado, (combinado); (mais “City” para veículos elétricos e veículos com cadeia cinemática híbrida Plug-in) | |
Velocidade | Média: 34 km/h Máxima: 120 km/h | Média: 46,6 km/h Máxima: 131 km/h | |
Temperatura de arranque | 20–30° C; arranque a frio | 14 ° C (testado a 23 ° C corrigido para 14 ° C) Partida do motor a frio | |
Equipamento opcional | Não considerado. | Todas as opções de equipamento são consideradas em termos da sua influência na aerodinâmica, peso e resistência ao rolamento. |
EMISSÕES REAIS DE CONDUÇÃO (RDE).
Medição realista das emissões poluentes através de um veículo conduzido em estrada.
Desde meados de maio de 2016, as medições de emissões reais de condução (RDE) são obrigatórias para todos os fabricantes de veículos na UE, bem como na Suíça, Turquia, Noruega, Liechtenstein e Israel. Nestes testes RDE, as emissões poluentes, como as partículas e os óxidos de azoto (NOx) são medidos diretamente na estrada. Este método determina os valores médios de emissão que podem ser esperados durante a direção diária.
A fim de reduzir ainda mais os valores de poluentes no uso diário, o BMW Group está aplicando várias tecnologias em seus modelos para reduzir as emissões de escapamento.
Medidas BMW BluePerformance , por exemplo, reduzir a emissão de óxidos de nitrogênio em motores a diesel. Com a introdução da nova geração de motores de 6 cilindros para as versões diesel, a partir de 2020, o catalisador localizado mais próximo do motor é substituído por um sistema SCR ainda mais eficiente, também próximo do motor. Consequentemente, a conversão de NOx é otimizada, especialmente durante a condução urbana. Um segundo catalisador SCR, localizado como anteriormente na parte inferior da carroçaria proporciona um suporte adicional e, dependendo do veículo, dispõe do seu próprio sistema de doseamento de AdBlue.
O BMW Group foi o primeiro fabricante de veículos a introduzir a combinação de conversor catalítico de armazenamento de NOx e sistema SCR na produção em série. Ao estabelecer a dosagem dupla de AdBlue, a BMW está novamente estabelecendo novos padrões na purificação de gases de escape e redução de poluentes.
Além disso, desde 2006 os veículos a diesel são equipados com filtros de partículas como padrão para reduzir as partículas. Também nos modelos com motor a gasolina, filtros de partículas especiais estão agora em operação em toda a gama.
Desta forma, a BMW é capaz de cumprir os valores-limite RDE do padrão de emissões de escapamento EU6d, que era obrigatório para todos os veículos novos desde janeiro de 2020. Em contraste com o EU6c, o padrão de emissões de escapamento EU6d agora também define os valores-limite para o número de partículas e óxidos de nitrogênio em testes RDE.
MOTORES COM TECNOLOGIA BMW M TWIN POWER TURBO.
Potentes e eficientes: motores a gasolina e diesel BMW.
Motores inovadores a gasolina e diesel com tecnologia BMW TwinPower Turbo são a peça central de cada BMW. Eles combinam os mais recentes sistemas de injeção, controle de desempenho totalmente variável e tecnologia inovadora de turbocompressor.
Motores a gasolina BMW TwinPower Turbo.
O inovador motor a gasolina de três cilindros com a sua suavidade excepcional, o motor a gasolina de quatro cilindros e o motor a gasolina BMW TwinPower Turbo de seis cilindros, vencedor múltiplo do “Prêmio Motor do Ano”, definem os padrões. Em sua última geração, a família de motores BMW EfficientDynamics mostra-se mais econômica, com menos emissões e mais potente do que seus predecessores.
Para aumentar a eficiência e a dinâmica, este pacote inovador - um marco no BMW EfficientDynamics estratégia - combina a mais recente tecnologia de injeção e o controle de válvula totalmente variável Valvetronic, incluindo VANOS duplo com tecnologia inovadora de turbocompressor. O resultado é um sistema de direção especialmente eficiente que ilustra de maneira impressionante a reconhecida experiência em motores da BMW.
Motores diesel BMW TwinPower Turbo.
Refletida nos motores diesel BMW Twin Power Turbo está a implementação sistemática do princípio BMW EfficientDynamics: combinando os valores máximos em economia, rendimento de potência e características de funcionamento com baixo consumo de combustível. Indubitavelmente eficientes e dinâmicos. No entanto, os motores diesel BMW TwinPower Turbo de três cilindros de nível básico, os inovadores motores diesel BMW TwinPower Turbo de 4 cilindros e os particularmente potentes motores diesel BMW TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha executam o seu trabalho de forma perfeita, com níveis de emissões surpreendentemente baixos e fricção reduzida. O máximo prazer de conduzir está assim garantido. Os motores diesel com construção de baixo peso em alumínio da família de motores BMW EfficientDynamics estão equipados com turbocompressores com geometria variável da turbina. A injeção de combustível é responsabilidade da última geração de injeção direta common rail.
MOTORES DIESEL BMW: MODERNOS, SUSTENTÁVEIS E EFICIENTES.
O diesel não é apenas um importante motor econômico, mas também um sistema de acionamento inovador e altamente eficiente, que contribui de forma sustentável para o cumprimento das metas climáticas. Graças à inovadora tecnologia de injeção de AdBlue, as emissões de azoto dos modernos veículos diesel BMW têm vindo a reduzir tendencialmente para zero. Os procedimentos adicionais de purificação dos gases de escape atualmente aplicados reduzem ainda mais as emissões poluentes. Consequentemente, o motor diesel constitui um sistema de tração simultaneamente sustentável e eficiente, especialmente para condutores que percorrem regularmente longas distâncias. Dentro do BMW Group, todos os tipos de tração passam por um desenvolvimento e aprimoramento adicional em paralelo.
O QUE TEM DE SABER SOBRE OS MOTORES DIESEL.
Seja sustentabilidade, economia ou eficiência, há muitos bons motivos que apoiam os motores diesel modernos. No entanto, existe normalmente uma lacuna de factos e de informação de suporte. Crie a sua própria opinião com a informação geral sobre os motores diesel e as emissões poluentes disponibilizada aqui.
Os veículos diesel e o ambiente
A UE e muitos outros países em todo o mundo se comprometeram a reduzir significativamente o gás de efeito estufa CO2. O motor diesel tem um papel importante no cumprimento deste objetivo climático: afinal, os veículos diesel podem ter uma boa pegada ecológica em termos de CO2, com base no seu consumo reduzido. Um motor diesel que cumpra a norma Euro 6 da UE, por exemplo, produz cerca de menos 15% de CO2 do que um modelo comparável equipado com um motor a gasolina. Tendo isto em conta, os veículos diesel na Europa têm permitido poupar cerca de 1.000.000.000 de toneladas de CO2 nos últimos 20 anos. Graças aos filtros de partículas, que têm sido equipados de série nos veículos BMW E graças aos filtros de partículas, que são instalados como padrão na BMW desde 2006, a proporção de veículos a diesel que contribuem para as emissões de partículas relacionadas ao motor praticamente não é mais relevante.
Partículas e filtros de partículas
Material particulado é o termo usado para designar todos os sólidos distribuídos no ar. As fontes naturais são a erosão, as poeiras finas, as erupções vulcânicas e também o pólen. Além do trânsito rodoviário, as fontes de origem humana incluem o trânsito aéreo e marítimo, assim como a indústria. Cerca de 20% das partículas que surgem devem-se a veículos, embora em menor percentagem devido às emissões de gases de escape do que à abrasão dos pneus e à turbulência. Graças aos filtros de partículas instalados no BMW Group desde 2006, nossos veículos quase não têm mais emissões de partículas geradas pelos motores.
O que é exatamente o CO2?
O dióxido de carbono é um gás com efeito de estufa gerado, por exemplo, pela combustão de carvão, gasóleo, gasolina, gás natural e madeira. Tem um papel importante no metabolismo de vários organismos vivos e plantas. Quando em excesso, o CO2 tem uma contribuição importante para o efeito de estufa e, consequentemente, para as alterações climáticas. Na UE, o trânsito é responsável por cerca de 30% de todas as emissões de CO2, com o trânsito rodoviário a representar quase 72%. Sem o diesel, que emite menos CO2 do que um motor a gasolina devido ao baixo consumo, os valores de CO2 seriam significativamente maiores.
O que significa NOx?
NOx é o nome coletivo dos óxidos de nitrogênio, os óxidos gasosos de nitrogênio (N). Concentrações demasiado elevadas de NOx afetam os pulmões e podem danificar as plantas. Os óxidos de azoto ocorrem com a combustão a altas temperaturas de combustíveis, mas também de carvão, petróleo, madeira e resíduos. Entre 1990 e 2017, as emissões de NOx devido ao trânsito rodoviário diminuíram em mais de 60%. Como consequência, a proporção de emissões totais de NOx devido ao trânsito rodoviário, em 2017, ascendeu a cerca de 37,5%. A BMW utiliza um procedimento multifase para reduzir os óxidos de azoto, que é atualmente reconhecido como sendo extremamente eficaz. Juntamente com a redução de emissões no motor e com a reciclagem dos gases de escape, este procedimento inclui o pós-tratamento dos gases de escape por um sistema combinado de NSC (Nitrogen Oxide Storage Catalytic Converter - Catalisador de NOx) e SCR (Selective Catalytic Reduction - Redução Catalítica Seletiva). Interagindo com a temperatura dos gases de escape e a injeção de AdBlue, o sistema SCR converte os óxidos de nitrogênio tóxicos em componentes não tóxicos de água e nitrogênio.
No novo motor diesel de 6 cilindros da BMW, os gases de escape anteriores muito eficientes O sistema de pós-tratamento que consiste em um conversor catalítico de armazenamento de NOx, DPF (filtro de partículas diesel) e SCR na parte inferior da carroceria é substituído por um sistema com um potencial funcional ainda maior. Neste, o sistema SCR (com base no filtro de partículas diesel) próximo do motor trabalha em conjunto com um sistema SCR na parte inferior da carroçaria de forma a cobrir um leque mais alargado de operações do motor com uma conversão de NOx otimizada. Esta é também a base das futuras normas para os gases de escape.Norma UE para emissões de gases de escape
O padrão de gases de escape da UE estabelece os valores-limite para emissões de acordo com o tipo de veículo e motor. Todos os anos, os novos veículos devem cumprir com regulamentos mais restritivos para os gases de escape de forma a obter a respetiva aprovação. Quer se trate de um motor diesel ou a gasolina, todos os veículos novos atuais do BMW Group cumprem a norma Euro 6 para gases de escape. Você encontrará a classe de emissões do seu veículo relevante para a aprovação de tipo da UE na seção V9 do certificado de aprovação de tipo.
Zonas ambientais
Para cumprir os limites de emissão da UE em cidades altamente poluídas e para melhorar a qualidade do ar a longo prazo, algumas cidades europeias têm zonas ambientais ou de baixa emissão com restrições ao tráfego. De acordo com o país específico, os veículos só podem entrar nessas zonas sob determinadas condições, como por exemplo, a apresentação de autocolantes de baixa emissão ou a conformidade com determinadas classes de emissão. Quer se trate de um motor diesel ou a gasolina, todos os veículos novos atuais do BMW Group cumprem a norma Euro 6 para gases de escape e estão, portanto, aprovados para a maior parte das zonas ambientais na Europa.
Autocolante de emissões
O adesivo de emissões fornece informações sobre a classe de emissões da UE de um veículo. É obrigatório em algumas cidades europeias, como por exemplo Berlim, para poder circular nas zonas ambientais com emissões reduzidas. Atualmente, os veículos recebem, ou não, um autocolante de emissões vermelho, amarelo ou verde, de acordo com o nível de poluentes emitido. Os veículos novos atuais do BMW Group cumprem a norma Euro 6 para gases de escape e recebem o autocolante de emissões verde aquando do respetivo registo. Isso dá a você o direito de dirigir seu novo BMW na maioria das zonas ambientais da Europa.
PERGUNTAS FREQUENTES - MÉTODOS DE MEDIÇÃO PARA CONSUMO E EMISSÕES.
As suas perguntas. As nossas respostas.
O que é o WLTP?
A abreviatura WLTP significa “Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure”. Isto envolve um novo procedimento de teste para uma determinação mais realista do consumo de combustível e dos valores das taxas de CO2 dos veículos que será legalmente obrigatório para todos os veículos a partir de setembro de 2018. O WLTP irá substituir o anterior procedimento NEDC.
O que é o ciclo de condução WLTP?
O consumo e as emissões de um veículo dependem do estilo de direção, entre outros fatores. É por este motivo que foram compilados dados para o WLTP a nível mundial. Estes dados foram utilizados para definir quatro fases representativas com diferentes velocidades médias: baixa, média, elevada e extraelevada. Dentro da cada uma destas fases, existem diferentes intensidades de aceleração, travagem e paragem de forma a representar situações relevantes para o estilo de condução quotidiano. A combinação destas fases resulta num ciclo de condução que é depois apresentado como um valor combinado nos dados disponibilizados pelo fabricante. Dado que os veículos elétricos e híbridos são utilizados especialmente nas áreas urbanas, o seu ciclo de condução inclui uma 5ª fase: a fase City. Esta resulta das velocidades médias das fases baixa e média.
O que é o WLTP implica para mim?
A introdução do WLTP significará que o consumo de combustível e os valores de CO2 indicados serão semelhantes aos da operação no mundo real. Independentemente disso, ao ter em consideração o equipamento especial individual no WLTP, irá também obter valores mais realistas, uma vez que se baseiam na configuração pessoal do seu veículo. No entanto, os valores mais realistas significarão também valores de consumo e de emissões de CO2 mais elevados para veículos com motores de combustão e uma menor autonomia elétrica para veículos elétricos e veículos híbridos Plug-In. Dependendo da legislação nacional, poderão ser aplicados impostos de CO2 mais elevados.
O que é o RDE?
A abreviatura RDE significa "Real Driving Emissions". Este é um novo procedimento para determinar poluentes, como os óxidos de azoto (NOx) e as partículas. O elemento fundamental no RDE é que a medição é efetuada na estrada, em condições de condução reais, e não em laboratório. Um dispositivo designado Portable Emissions Measurement System (PEMS) (Sistema Portátil de Medição de Emissões) é fixado à ponteira de escape do veículo a ser testado para este fim.
O que é a EU6?
Euro 6 é o nome do padrão atual de emissão de escapamento para poluentes. Define valores máximos mais baixos para partículas e emissões de óxido de azoto do que a norma EU5. A partir de setembro de 2018*, a norma EU6c para emissões de gases de escape será obrigatória e, em comparação com a norma EU6b, especifica valores de limite ainda mais baixos para o teor de partículas em veículos com motor a gasolina. Os mesmos valores de limite serão aplicáveis a veículos com motores diesel dentro do ciclo de condução, quer para a EU6b, quer para a EU6c. A norma EU6d-TEMP, a partir de setembro de 2019* e a norma EU6d, a partir de janeiro de 2021*, irão novamente reduzir ligeiramente os valores de limite para a quantidade de partículas e óxidos de azoto, em conformidade com o RDE.
* Aplica-se a veículos novos. Os novos tipos de veículo ficarão sujeitos às novas normas de emissões de gases de escape 1 ano antes.O que significa a redução catalítica seletiva (SCR)?
Para que os valores de emissão de escapamento de um veículo possam ser ainda mais reduzidos, a amônia líquida, chamada AdBlue®, é alimentada no sistema de escapamento dos motores a diesel. A redução catalítica seletiva (SCR) com AdBlue® permite reduzir até 90% os óxidos de azoto. O que sobra é vapor de água, azoto e CO2. O que sobra é vapor de água, azoto e CO2.
O que é a tecnologia BluePerformance?
A BMW usa a tecnologia BluePerformance para reduzir ainda mais as emissões de óxido de nitrogênio de seus veículos. Graças a esta tecnologia, é possível otimizar as emissões dos motores diesel. Além do filtro de partículas diesel e do catalisador de NOx, todos os motores diesel de 4 cilindros BMW estão equipados com um catalisador SCR (SCR = Selective Catalytic Reduction) com injeção de AdBlue, o que garante uma redução significativa dos óxidos de azoto contidos nos gases de escape. Com a introdução da nova geração de motores de 6 cilindros para as versões diesel, a partir de 2020, o catalisador localizado mais próximo do motor é substituído por um sistema SCR ainda mais eficiente, também próximo do motor. Consequentemente, a conversão de NOx é otimizada, especialmente durante a condução urbana. Um segundo conversor catalítico SCR, localizado como antes na parte inferior da carroceria, fornece suporte adicional e, dependendo do veículo, possui seu próprio sistema de dosagem de AdBlue.
O que é um filtro de partículas?
O filtro de partículas é uma medida para reduzir as partículas presentes nos motores a diesel e a gasolina.
O que significa o WLTP para os veículos elétricos e híbridos?
Como os veículos elétricos e híbridos são usados principalmente em áreas urbanas, o WLTP fornece, para além das quatro fases de baixo, médio, alto e extra alto, uma 5ª fase separada para eles - nomeadamente a Fase Cidade. Esta fase combina as velocidades das fases que mais bem refletem a situação de condução em áreas urbanas: baixa e média. Isto permite que sejam apresentadas indicações mais realistas da autonomia.